quarta-feira, 24 de junho de 2015

Nota do JORNAL GAZETA REGIONAL

Acuados, professores carmenses pedem socorro


“A situação ganhou contornos dramáticos e da forma em que está não dá mais para continuar”. Esta frase dita por uma das organizadoras do movimento dos professores retrata bem o drama hoje vivenciado por todos os profissionais da educação em Carmo do Paranaíba, situação que não é diferente do restante do país, quando se trata da falta de segurança para trabalhar. O pior de tudo isso é que a ameaça está dentro da escola, com menores infratores transvestidos de alunos. 
Diante esta situação caótica, um grupo de professores da rede estadual de ensino de Carmo do Paranaíba fez uma paraliSação no último dia 16, percorrendo as ruas centrais da cidade como forma de levar este problema ao conhecimento e chamar a atenção da população.
Os professores reclamam que estão abandonados pelas autoridades e não têm mais onde recorrer. “Estamos todas trabalhando sob pressão, muitas vezes até com ameaças de morte por parte desses alunos e até mesmo de seus próprios pais. Não fomos preparados para lidar com este tipo de situação. Aprendemos na faculdade a ensinar, e não lidar com a delinquência juvenil”, relata uma professora que prefere ficar no anonimato com medo de represálias.
Os professores reclamam que em todas as escolas existe um grupo que está ali apenas para tumultuar, agredir e falar palavras de baixo calão. “Não são muitos, apenas grupos. Mas todos sabem que uma laranja podre contamina toda uma caixa. Mas eles são extremamente violentos, não tem o mínimo pudor e só sabem falar sobre sexo e drogas. Como você, pai de família, pessoa do bem, vai se sentir sabendo que seu filho está convivendo com este tipo de gente? Os que querem aprender, realmente estão ali para estudarem, são os mais prejudicados e, assim como nós, estão acuados”, relata outro professor.
Em pouco tempo conversando com os professores realmente é possível se escandalizar com as histórias contadas. São meninas de 13, 14 anos fazendo apologia ao sexo e as drogas, se agridem com frequência, sendo necessária até mesmo a intervenção policial. Quando os casos são relatados aos pais, alguns deles saem em defesa dos filhos e, ao contrário de tentar educá-los, corrigindo-os, preferem transferir de forma agressiva a responsabilidade aos professores. Simplesmente lavam as mãos e transferem o problema para toda a sociedade.
A liberdade dada aos cidadãos, o chamado direito sem que haja preocupação com os deveres, foi criando esta situação. As escolas em todo o país são obrigadas a conviverem com adolescentes em conflito com a lei, encaminhados pela Vara da Infância e Juventude. São jovens que cometem atos infracionais – entre eles, crimes graves – e que, além de cumprir medidas socioeducativas, são matriculados nas escolas regulares por determinação do Juizado de Menores.
Recentemente em Patrocínio, houve uma confusão generalizada em uma determinada escola, quando os alunos praticamente destruíram o educandário, agredindo vários professores. A confusão só terminou com a intervenção policial. Toda a sociedade se revoltou com o episódio, fazendo com que a justiça e o ministério público se sensibilizassem e enviassem a principal líder da confusão para internação em uma instituição socioeducativa. 
Os professores de Carmo do Paranaíba acreditam que por não estarem preparados para receber este tipo de aluno, eles, bem como seus pais, deveriam sim é ser acompanhados por uma equipe multiciplinar, com psicólogos e até mesmo psiquiatras, e as escolas não têm estrutura para isso. “Hoje temos um importante apoio da Polícia Militar, que em última instância é o nosso porto seguro. Vamos continuar buscando este mesmo apoio em outras instituições, principalmente junto à justiça e o Ministério Público. Acreditamos que toda a sociedade está ao nosso lado nesta luta, pois ela acaba sendo a mais prejudicada. Então, assim que tivermos o apoio do poder público em todas as suas instâncias, poderemos pelo menos ter a esperança de que algo possa melhorar”, resumiu uma participante."


Nota da Redação: "Não vou falar em saudosismo, de quando éramos jovens estudantes e tínhamos não só respeito, mas verdadeiro amor pelos nossos professores. Professores estes que ficaram em nossas memórias, pois se hoje somos homens formados, respeitadores da lei e das diretrizes que regem uma sociedade de bem, muito disso é devemos a eles.
O fato é que estamos perdendo a batalha. As minorias estão tendo mais direito, podem tudo, fazem o que querem e o estado fecha os olhos para isso. Há anos, quando um pastor evangélico chutou a imagem de uma Santa, o país ficou estarrecido. O assunto foi pauta nos principais veículos de comunicação por semanas. Agora, na última chamada “parada gay”, um demente faz chacota com o principal símbolo do cristianismo, se auto crucificando, e tal fato não teve o mesmo desfecho e tão pouco mereceu espaço na mídia. Parece que a sociedade perdeu o sentido de indignação. 
Mas de volta ao tema, que é o que nos interessa neste momento, realmente algo deve ser feito o quanto antes e possível no que diz respeito a ação destes menores infratores no interior das escolas de Carmo do Paranaíba. Nem todos têm condições de arcar com uma escola particular, e não pode um trabalhador ir para a labuta com a preocupação de quais são as companhias de seus filhos na escola.  
Por outro lado, professor nenhum merece o que está passando, pois não foram preparados para isso. Lugar de aluno é realmente na escola, mas de menor infrator é numa instituição socioeducativa. Lá sim, tem profissionais preparados para lidar com este tipo de situação.
É incrível como o estado fecha os olhos e transfere responsabilidades. Mais incrível ainda é não ter a humildade em reconhecer que errou, cometeu equívocos em sua política social. Todos nós, hoje na faixa dos 45, 50 anos, independente da situação financeira de nossos pais, começamos a trabalhar desde cedo, seja vendendo picolé, engraxando sapatos, na oficina auto mecânica, na fábrica de móveis... Tínhamos tempo para estudar, para jogar bola na rua, empinar papagaio, bolinha de gude e tantas outras coisas. Hoje somos médicos, dentistas, advogados, professores, promotores, juízes, empresários, produtores rurais... e o mais importante: somos pessoas do bem, pais de família. Esta famigerada lei de que menor não pode trabalhar está arruinando a nossa sociedade, pois não trabalham, não estudam e entram no caminho da criminalidade, das drogas e sexo cada vez mais cedo. Um modelo que deu errado e não tem um parlamentar sequer para levantar esta questão. Também se tivesse sempre haverá meia dúzia de pessoas, minoria, pseudo intelectuais, que fará um quebra-quebra no congresso nacional e sequer deixaria a lei ser votada.
Infelizmente, estamos nos tornando um país sem esperança, com a certeza de que o futuro será ainda pior que o presente. 


Em tempo: Há um movimento de juízes e promotores no sentido de que seja criada uma escola de passagem, para onde estes adolescentes infratores possam ser encaminhados antes de freqüentar a sala de aula regular. Seria um período de adaptação."





quarta-feira, 17 de junho de 2015

Momento de oração pela escola

 · 
Amigos tenho uma história de fé para lhes contar... Propus aos meus amados colegas da Escola Estadual Leôncio Ferreira de Melo, o mesmo que nos propôs o nosso querido Frei Adilson Vaz Donderi: "Irmãos, nesta semana, da visita da Mãe Aparecida à nossa Paróquia, intensifiquemos nossa vida de oração, dediquemos mais tempo aos exercícios espirituais." Acolhendo este pedido do nosso pároco, também eu, tomei a liberdade de convidar meus colegas para juntos participarmos do Santo Terço desta quarta-feira lá na casa do pai São Francisco. E assim, terminado nosso Módulo, lá fomos nós: Rosane Soares, Glorinha Domingues, Ângela, Maria Dalva, Célia Bontempo, Simone Alves BontempoNaiara Cristina Amilton,Valkiria Veloso, Vaneza e eu. Colocamos nossa oração na intensão da nossa escola, pedimos PAZ para nosso ambiente de trabalho. Inclusive, este pedido foi apresentado pelo Frei Vicente Pereira no início da oração. Rezamos nosso terço com muita fé e devoção. Ao final fomos abençoados pelo sorteio desta capelinha com a imagem de Nossa Senhora do Carmo que permanecerá conosco até a próxima quarta-feira. São muitos títulos, mas uma só é a Mãe de Jesus e nossa aquela que em tudo atende nossos clamores. Continuemos firmes nesta mesma fé. Só assim venceremos nossas dificuldades, com o terço na mão e Jesus no coração! Então, a partir de amanhã, nossa escola receberá esta linda e importante visita. Boa noite a todos, com as bênçãos da Mãe do Carmo!




Caminhada dos Professores

HOJE foi um dia especial. Dia de sair de casa e protestar. NÃO dá mais para TRABALHAR nas condições nas quais estamos trabalhando. Somos SERVIDORES honestos e dignos. Temos o dever de construir uma EDUCAÇÃO eficaz e responsável. Mas, temos também DIREITOS, e estes não estão sendo respeitados. Somos diariamente, vítimas de ameaças, agressões, desacato, injúrias, assédio moral, ... Estamos adoecendo, diante desta situação. PROFESSORES abandonam seus cargos, não realizam suas atividades como deveria, pois, existe uma "turma" bastante expressiva em todas as escolas, sobretudo se for pública, que ali permanece unicamente para arruaçar, desestabilizar, badernar, destruir o patrimônio público, ou seja, impedir o trabalho dos que querem FAZER A DIFERENÇA ensinando, orientando, transformando, construindo. O momento requer uma reflexão profunda. Parabéns, Professores das Escolas Escola Estadual Leôncio Ferreira de Melo, Escola Estadual Professor José Hugo Guimarães e Escola Estadual Amadeu Gonçalves Boaventura que tiveram a coragem de ir às ruas para manifestar, "sem medo de ser feliz"! "Vem, vamos embora que esperar não é saber, quem sabe faz a hora, não espera acontecer..."








terça-feira, 2 de junho de 2015

Divulgação de Edital de Designação

Atenção SERVIDORES concursados, nomeados, efetivos e lotados na Escola Estadual Leôncio Ferreira de Melo, está aberto o Edital de Designação para o cargo/função de Vice-Diretor em nossa escola. Horário de Trabalho: de 12h as 18h, de segunda a sexta, sendo que, às quartas-feiras, este horário vai até as 20 horas. Principal atribuição do cargo: trabalhar para manter a ORDEM e a DISCIPLINA na escola e também resolver outros perrengues diários. E ainda, dedicar-se com afinco ao mais importante, a prendizagem efetiva dos nossos alunos. Interessados procurar a Direção da escola até amanhã, 03 de junho, antes de 10 horas. Bom trabalho! Lembro - lhes que, não vale assumir o cargo e depois nos deixar na mão. Se pegar, o bicho vai pegar e não poderá correr, terá que permanecer até o dia que Deus quiser!